Tudo começa em mim (…e em você)

As pessoas em geral anseiam por transformar a realidade em que vivem. Em vários graus, cada um quer influenciar o seu meio e convívio; pode ser entre amigos, vizinhança, o bairro… até mesmo o mundo!

É possível ver claramente isso nas discussões políticas: direita ou esquerda? igualdade ou liberdade? justiça social ou meritocracia? caridade ou assistencialismo estatal? vamos acabar com a corrupção! mais amor, por favor!

A verdade crua é a seguinte: para transformar o mundo, é necessário começar pela transformação de si mesmo.

Uma bela música que eu cantava na adolescência dizia “haja paz na Terra a começar em mim”. O maior mandamento cristão também diz: “ame a seu próximo como a si mesmo”. Se você é incapaz de se amar, de se desenvolver, de se aperfeiçoar, de se controlar, de dar o melhor de si para os outros, então é bem improvável ou ineficaz querer que o mundo seja diferente do que ele é.

Na prática, pude observar que a realidade é apenas um conjunto de conceitos e crenças na nossa mente. O mundo (o nosso mundo) se comporta conforme nossas crenças, nossos valores mais íntimos e profundos. Essas crenças e valores vão mudando ao longo da vida, e vão se moldando gradativamente conforme aquilo que nós mesmos “alimentamos”. As experiências pelas quais passamos são interpretadas por meio desse nosso conjunto de crenças e valores, os quais podemos chamar de “mindset”, ou configuração mental.

Duas pessoas com “mindsets” distintos podem passar pelas mesmas situações, pelas mesmas circunstâncias. Porém a interpretação dos eventos, a experiência individual será totalmente diferente uma da outra.

Simplificando: pode estar quente, pode estar frio, pode estar chovendo, pode estar seco, as sensações de bem-estar, paz e alegria (ou seus antagônicos, a tristeza, angústia e mal-estar) são uma realidade que está apenas na nossa cabeça e independe das circunstâncias.

O desafio é entender melhor como isso funciona, desenvolver “mindsets” adequados, assim podemos transformar a nós mesmos, termos uma vida abundante e plena, para então transformar o mundo.

Vem comigo!

Deixe um comentário